Limpeza Pesada

5 set

Oi, meninas!

Acho que todo mundo sabe a importância de lavar os pinceis né? Evita o acúmulo de bactérias no pincel e, principalmente, evita que você deposite essas bactérias nos seus produtos e na sua pele.  É bom sempre lavar com água e xampu pelo menos uma vez por mês.

Mas tutoriais de como lavar pinceis existem aos montes por aí né? (pra quem não sabe: molha o pincel, coloca xampu na mão, faz espuminha girando o pincel e enxágua).

Acontece que, para alguns pinceis específicos, principalmente aqueles que você usa para aplicar produtos líquidos e cremosos (base, corretivo, blush em creme, delineador, batom, etc), só esse ritual de limpeza não funciona.

Os produtos cremosos não saem das cerdas do pincel só com água e xampu (pelo menos, dos meus pinceis, não saem… Com vocês também acontece isso?). Se você usar um pincel de cerdas brancas (estilo o 187 da MAC) então… já era pincel fofinho e branquinho…

Mas tudo na vida tem jeito né não? Hoje vou ensinar pra vocês como deixar seus pinceis 100% limpos.

Esses são os pinceis que eu mais uso pra aplicar base: o 187 e o 190 da MAC. O 187, tadinho, nem tem cerdas brancas nessa foto… hehehe… Estão todas com cor de base… E o 190, apesar de não ter cerdas brancas, tá super sujinho…

Pra fazer uma limpeza profunda nesses pinceis, eu, antes de lavar, limpo eles com óleo. Sim, isso mesmo, óleo. Eu uso um óleo corporal da Granado que eu ganhei, mas acabei não usando (pro fim específico, que é passar no corpo). No final das contas, virou meu óleo de limpar pinceis. Você pode usar um óleo de bebê também e até mesmo azeite. O importante é que seja um óleo.  Eu coloco um pouquinho num papel higiênico ou numa toalha de papel de cozinha.

Agora é só limpar o pincel. Faça os mesmos movimentos que você faria com o pincel se estivesse aplicando produto no seu rosto. Com o 187, por exemplo, eu costumo fazer movimentos circulares. Olha como toda a sujeira fica no papel.

Na foto acima, o pincel já foi limpo com óleo, mas ainda não foi lavado. Olha como ele já fica bem mais branquinho só com a limpeza no óleo.

Agora limpando o 190. Com ele, faço movimentos de vai e vem, como se estivesse aplicando base no rosto. Os pinceis com esse formato costumam ficar bem mais sujos que os duo fibers (acho que é porque retém mais produto nas cerdas).

Depois de fazer essa pré-limpeza com o óleo, eu lavo os pinceis normalmente com água e xampu neutro. Como eles ficam bem oleosos, eu costumo passar xampu várias vezes, até sentir que eles estão 100% sem óleo (ninguém quer passar base com um pincel lotado de óleo né??).

Olha como eles ficam super limpinhos! Faço esse procedimento há bastante tempo já, e até hoje nunca tive problemas, os pinceis continuam ótimos (não caem cerdas, nem ficam esquisitos nem nada, continuam perfeitos).

Detalhe do 187 limpinho e branquinho.

Gostaram meninas? E vocês? Como costumam lavar esse tipo de pincel?

Anúncios

5 Respostas to “Limpeza Pesada”

  1. Izabella Baez 5 de setembro de 2011 às 9:05 am #

    Ótima dica!!
    Fica bem limpinho mesmo!!
    Beijos

  2. Larissa 5 de setembro de 2011 às 4:04 pm #

    Tenho preguicinha de lavar os pincéis, mas sempre faço porque é muito importante… 🙂 Gostei da dica do óleo antes do shampoo 🙂

  3. Anita 5 de setembro de 2011 às 7:02 pm #

    tô chocaaaaaaaaaaaaaaada!!! ótima dica, mari!! vou fazer isso com os meus, certeza!!!

  4. Larissa 26 de agosto de 2012 às 2:32 am #

    Adorei a dica! Não estava achando em lugar nenhum uma explicação decente de como lavar o 190. Brigada!

    • marianadol 26 de agosto de 2012 às 2:35 am #

      Essa é a opção mais trabalhosa… Depois que escrevi esse post, descobri outro jeito de limpar completamente esses pinceis de base, de um jeito muito mais fácil.. É só usar Dove Cream Oil Shower… Sai tudo rapidinho.. Bjs

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: